domingo, 27 de março de 2011

Palavras

É incrível o poder que as palavras têm sobre mim. É através delas que construo minha concepção das coisas. É pelas palavras que construo o mundo e meu olhar sobre ele. Sempre foi assim. Escolhi minhas ideologias pelas palavras que me falavam de cada uma delas. Me apaixonei antes pelas palavras e depois pelas pessoas que as pronunciavam. Talvez por isto minha primeira escolha acadêmica tenha sido Letras. Talvez por isto eu goste tanto de poesias, porque nelas vejo muitas possibilidades de construção de sentidos. Elas me dão muita liberdade em ver e crer aquilo que desejo. Diferente das descrições ou narrativas mais objetivas.
Tenho retomado Guimarães Rosa, motivada pelas palavras de minha irmã, que várias vezes me falava com tanto entusiasmo da leitura de "Grande Sertão Vereda", de todas as subjetividades que ela percebia ali e que eu nunca havia sequer notado. Então encontrei poesia na narrativa e outra forma de me relacionar com as palavras.
Outra percepção que tenho de minha relação com elas está na forma como acredito naquilo que me é dito ou escrito. Se as palavras foram proferidas por alguém que amo, que estimo, que admiro, eu acredito nelas sem questionamentos. Porque a palavra é, para mim, a expressão da pessoa.
Assim tive decepções religiosas, políticas, amorosas, profissionais, acadêmicas. Mas da mesma forma também construí muitas fortalezas, que me ajudam a enfrentar o dia-a-dia da vida.
Há palavras que me sustentam e me fazem acreditar em algo e este acreditar é que me permite viver e ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário